segunda-feira, 30 de maio de 2011

O mundo pelas amizades do Facebook



Funcionário de Zuckerberg cria mapa baseado nas conexões entre pessoas na rede social

por Redação Galileu
Quinhentos milhões de pessoas. É o tamanho da nação Facebook, que ao contrário das outras populações, não está concentrada em único território, mas praticamente no mundo todo. Paul Butler, um dos responsáveis por ordenar os dados internos da rede-social, teve a ideia de fazer um mapa do mundo totalmente baseado nas conexões feitas pelas pessoas na rede – usou uma amostragem de 10 milhões de amizades no Facebook. 
Editora Globo
O mapa do mundo a partir das amizades no Facebook// Crédito: Reprodução/Facebook
Interessante notar que o “mapa das amizades” mantém intacto o contorno dos continentes e até as fronteiras de países. Tem lógica: os países ganham contornos claros porque a maiorias dos nossos amigos moram no mesmo país e estado que nós. Assim, com a sobreposição de diversas linhas, define-se as fronteiras do mundo real. As linhas que vão de um país ao outro, são daqueles amigos que moram no exterior, pessoas que se conheceu em uma viagem... 
Butler, autor do mapa, explica o processo de criação:

”Eu defini um peso para cada par de cidades como uma função da distância entre elas e o número de amigos entre elas. Depois, pelo peso que tinha definido, eu tracei linhas entre os pares, assim, os pares de cidades que têm mais amizades entre si foram desenhadas acima das outras. Usei uma palheta de cores que vai do preto ao azul e ao branco e a cor de cada linha depende daquele peso inicial. Mais tarde, substitui as linhas retas por arcos de círculo, que são as rotas mais curtas entre dois pontos na Terra, pois ela é uma esfera”.

Notem que Brasil Rússia e China ainda permanecem com grandes vazios, já aqui nessas terras que ainda manda são outras redes sociais (Brasil, QZone e VKontakte, respectivamente). O caso da África é social: a enorme maioria da população não tem acesso à internet. 
" Vale ressaltar que no Brasil, a rede Orkut ainda tem grande destaque. Eu por exemplo ainda não consegui migrar todos os contatos de lá. Então só nos resta continuar com mais de uma rede social paralelamente."


Segundo a revista Exame, o Brasil foi o país com maior crescimento no entanto, em número de usuários únicos, no Facebook durante o mês de maio. Segundo relatório do site Social Bakers, o número de usuários brasileiros na rede social cresceu 11% em relação a abril e chegou a marca de 19,09 milhões – 1,949 milhão de pessoas se cadastraram no site.

Em seguida aparecem a Indonésia (1,5 milhão de novos usuários), Filipinas (1,3 milhão), México (1,1 milhão) e Argentina (1,06 milhão). Com isso, o Brasil já é o país sul-americano com maior número de usuários na rede social criada por Mark Zuckerberg, deixando para trás Argentina, Chile e Colômbia, onde o site se tornou popular antes.
Levando em conta a América Latina, o México supera o Brasil com 24 milhões de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...