terça-feira, 17 de maio de 2011

Incentivos cortarão até 36% do preço de tablet

  Divulgação
Xoom, da Motorola: um dos equipamentos que poderão ficar mais baratos.

Segundo o ministro, nesse porcentual não está incluída a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que ficará a cargo de cada Estado

Por Agência Estado/Época Negócios


O conjunto de incentivos que o governo prepara para desonerar a produção de tablets (computadores em formato de prancheta, cujo modelo mais conhecido é o iPad, da Apple) reduzirá o preço desses produtos em até 36%. A informação foi anunciada hoje (17/05) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, depois de participar do seminário "Estímulos à PD&I no Setor de Telecomunicações", promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o ministro, nesse porcentual não está incluída a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que ficará a cargo de cada Estado. Os incentivos são compostos pela Medida Provisória (MP) que zera a alíquota de PIS/Cofins e a portaria interministerial que incluirá os tablets no Processo Produtivo Básico (PPB). A MP que reduz de 9,25% para zero a alíquota de PIS/Cofins sobre tablets será publicada no Diário Oficial da União e enviada ao Congresso Nacional ainda nesta semana, conforme informou ontem o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nelson Fujimoto.
A medida é a primeira providência do governo para a desoneração dos tablets. Na sequência, será publicada uma portaria interministerial do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que enquadrará os tablets no PPB como "microcomputador portátil, sem teclado físico, com tela sensível ao toque".
Havia dificuldade para classificar os tablets, que não são nem notebook, nem palmtop, nem smartphone. Agora, com a criação de um enquadramento específico, os tablets terão os mesmos benefícios de isenção de PIS e Cofins aplicados para fabricação de computadores, já inseridos na Lei do Bem.
Ao passar a fazer parte do PPB, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os tablets cairá de 15% para 3% em alguns Estados. A redução do ICMS, por ser um imposto estadual, ficará a cargo de cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota cai de 18% para 7%. Haverá ainda redução do Imposto de Importação (II), mas os porcentuais não foram informados. Segundo Fujimoto, a portaria está pronta; só falta a aprovação da presidente Dilma Rousseff.
A redução da tributação dos tablets foi uma das exigências da taiwanesa Foxconn para produzir o iPad, da Apple, em uma fábrica em Jundiaí (SP) a partir de julho. A MP, porém, concede o benefício a qualquer empresa que fabricar o equipamento no País. 
   Divulgação
Cius, da Cisco: um tablet que promete segurança e produtividade para as empresas
P.S.:  “As empresas têm receio de adotar formalmente tablets como o iPad por medo da falta de segurança. O Cius não é um equipamento para download de jogos e compartilhamento aberto de vídeo e fotos. Ele é um dispositivo projetado para o trabalho com vídeo e comunicações colaborativas com altos requisitos de segurança. Temos aplicações certificadas para rodar nele”.

Para 63% dos executivos tablets aumentam a produtividade


AFP“A difusão da tecnologia 3G, o marketing gerado pelo iPad e a convergência de funcionalidades fizeram com que as empresas percebessem o tablet como uma ferramenta necessária para acelerar o trabalho diário”, afirma Alexandre Arima, gerente de marketing da Robert Half para América Latina. “O preço do dispositivo é um forte impeditivo para aqueles que ainda não utilizam a ferramenta”.

Com a redução dos impostos, profissionais que trabalham com tecnologia, devem repensar suas formas de trabalho e enxergar essa oportunidade em um momento extremamente oportuno de fazer grandes negócios, afinal o mercado está aquecido, as operadora brigam entre elas para oferecer pacotes de dados atraentes e com isso ganhar cada vez mais clientes.
Empresas como a ABCTecnocom (www.abctecnocom.com.br) já estão investindo nesse negócio promissor. Entre em contato: + 55 21 3242-6892

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...