terça-feira, 24 de maio de 2011

Jorge Vercilo

Show do Jorge Vercilo, maravilhoso no Arpoador!
Cantou minhas músicas preferidas, entre elas Fênix (Eu, prisioneiro meu, descobri no breu uma constelação. Céus, conheci os céus pelos olhos seus. Véu de contemplação...)


Grata surpresa apresentação com o Milton Nascimento, cantando H de ser. Belíssimo.


Porém o que me deixou mais curiosa foi o símbolo feito nas mãos do Jorge e repetido por todo o público. Desde então, não caio em mim de curiosidade. Hoje descobri o significado. Taí:



SAUDAÇÃO VULCANA DE “JORNADA NAS ESTRELAS”



05_07-spock_saudacao
O que significa:
Uma vida longa e próspera. A saudação vulcana do seriado “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek“) apareceu pela primeira vez no episódio “Amok Time” (1967). De lá para cá, o gesto virou símbolo da cultura Trekker e de afirmação nerd. Se você nunca viu “Star Trek”, mas tem certeza de já ter visto isto antes, não se assuste. “Toy Story”, “The Simpsons”, “Futurama”, “De Volta para o Futuro”, “A Era do Gelo” e os seriados “Heroes” e “The Big Bang Theory” foram alguns de muitos e muitos que homenagearam a saudação.

Como nasceu:
A saudação é, na verdade, o símbolo da primeira letra do alfabeto hebraico (Shin). O ator Leonard Nimoy, que interpretava Spock, vinha de uma família judaica ortodoxa e tinha visto um rabino fazer o gesto durante uma bênção. Quando os roteiristas lhe apresentaram o episódio em que a Enterprise fazia uma visita ao planeta Vulcan, terra natal de seu personagem, ele sugeriu que fosse incluído algum traço cultural do local. Optou-se pela saudação, que seria o equivalente ao aperto de mão dos humanos.




Não poderia esperar do Jorge algo diferente.
Vlw.

Um comentário:

  1. Nossa fui ao show dele em Paranapiacaba e ele fez exatamente igual! rs
    Ainda bem que vc tbm ficou curioso! hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...